Pelas trilhas dos Celtas

Foto Pelas Trilhas dos Celtas

A ambiência criada pela sonoridade da harpa, bem como o simbolismo do instrumento, conduz o ouvinte a outros níveis de realidade. Sendo um objeto transicional, interligando os diversos mundos do nosso imaginário, a harpa céltica não traz somente a música de um povo. Através dos sons desse instrumento emerge todo o legado cultural dos povos que habitaram a região noroeste da Europa, a partir do segundo milênio a.C., onde hoje se denomina Escócia, Irlanda, Bretanha, Inglaterra, Cornualha, País de Gales, Ilha de Man, o norte da Itália, Espanha e o norte de Portugal. Escutar o som da harpa céltica é passear pela história, pela mitologia, pelo Ethos de um povo distante no tempo. Um povo que pela transmissão oral influenciou e ainda influencia a cultura e a música européia e, com mais sutileza e de forma indireta, alguns gêneros musicais desenvolvidos no território brasileiro.
Assim, o modelo civilizatório e cultural não é somente uma herança Grega e Romana; no imaginário coletivo ocidental, mesmo que muitos não saibam, encontra-se a cultura Celta.

A Música e a Harpa CélticaO ShowDepoimentosO RepertórioFicha Técnica

A Música Celta é um termo que compreende uma miscelânea de imagens e sons musicais. Abrangendo desde a música tradicional das regiões denominadas Celtas, como por exemplo: a música do harpista Irlandês Turlough O’Carolan (século 18), até as músicas de artistas contemporâneos influenciados pela cultura Celta e pelo uso de determinados instrumentos musicais (Violino, Uillean Pipes, Flauta, Bodhrán, Whistle, Concertina, Harpa). Indo além dos rótulos que às vezes atendem apenas ao mercadofonográfico, podemos caracterizá-la como uma música híbrida. O fato é que a música Celta não é sinônima de “Música Tradicional”. Podemos assim falar de uma “celticidade”, um “espírito” Celta na maneira de compor e tocar um determinado instrumento tradicional irlandês, escocês etc.
A Harpa Céltica também é denominada Folk Harp ou Lever Harp (harpa de Chaves). Caracteriza-se por possuir pequenas chaves acima de cada corda para alterar a altura da nota; ao contrário das harpas utilizadas nas Orquestras Sinfônicas que possuem o mecanismo de pedais para essa função. Existem vários modelos e tamanhos de Harpa Celta. A harpautilizada por Nando Araujo é do fabricante Lyon & Healy (Chicago), possui 36 cordas, modelo Troubadour VI.

Nas sociedades contemporâneas as apresentações musicais têm algumas características que tipificam a função da música e do músico. Um show de música, mais das vezes, é um entretenimento, mas também se configura um trabalho artístico ao retirar o ouvinte da vida prosaica para a dimensão poética. A música também carrega a função de conscientização política, portanto, crítica social. O show Pelas Trilhas dos Celtas reúne, em certa medida, as características acima, mas, sobretudo, busca por meio do resgate da história e da mitologia Céltica subsídios para uma reflexão filosófica. Através da união da música, de imagens, da filosofia e da história, o ouvinte é conduzido a refletir sobre os valores culturais que regem a vida das mulheres e dos homens contemporâneos.

O projeto 'Pelas Trilhas dos Celtas' é de muito bom-gosto musical e com expressiva alusão à cultura do antigo povo celta. O harpista Nando Araujo faz de sua apresentação um momento único, por sua interpretação de qualidade sobre o tema que desenvolve e por sua comunicação com os outros músicos no palco. A sonoridade do grupo impressiona pela junção dos elementos rítmicos e melódicos e combinados com o elemento cênico fazem com que o show “Pelas Trilhas dos Celtas” torne-se um espetáculo de alto nível.VANJA FERREIRA, Harpista Solista na Orquestra Sinfônica Nacional – OSN, Mestre em Música pela UNIRIO ‘Universidade Federal do estado do Rio de Janeiro’; Coordenadora do CONHARPA – Conferência Internacional e Concurso Latino-Americano de Harpas de Santa Catarina – SC; Solista com orquestras, recitalista e camerista, com apresentações realizadas no Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo, Bahia, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Goiás, Brasília, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul

A qualidade criativa e artística do espetáculo ‘Pelas Trilhas dos Celtas’, misturando filosofia e música é de altíssimo nível, e será maravilhoso poder proporcionar acessibilidade para maior público. Apoiar projetos com instrumentos raros como este, com pouquíssimos profissionais atuantes no país, só faz suprir lacunas de mercado e equilibrar a variedade do leque multicultural de nossa nação.CRISTINA BRAGA, Harpista e Cantora, 16 discos lançados de música brasileira, no Brasil, EUA, Europa, Japão e Taiwan. Acompanhou artistas como Titãs, Lenine, Ana Carolina e Marisa Monte. 1ª Harpista da Orquestra Sinfonica do Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Profa. da Classe de Harpa da Universidade Federal do Rio de Janeiro

Com talento musical, criatividade, dedicação e capacidade para resolver os problemas técnicos e musicais inerentes ao seu instrumento de escolha, a harpa celta, NANDO ARAUJO demonstra também vontade e empenho em desenvolver sua arte de maneira diferenciada, mesclando músicas de estilo celta com composições contemporâneas populares, qualidade que o destaca de outros artistas no Brasil. Não hesito em recomendar o trabalho de NANDO ARAÚJO no projeto PELAS TRILHAS DOS CELTAS, na certeza de que ele irá mais uma vez confirmar toda a capacidade musical que já demonstrou até agora. Além disso, a harpa é um instrumento de pouca visibilidade em nossa cultura e este projeto é de grande importância no sentido de contribuir para o crescimento e divulgação deste raro instrumento em nosso país.MARCELO PENIDO é Professor Adjunto de Harpa da Escola de Música da UFMG. É o único brasileiro com Mestrado e Doutorado em Harpa, ambos concluídos na conceituada Indiana University School of Music, nos Estados Unidos. Realizou apresentações nos Estados Unidos, Japão e Argentina, tocou com as principais orquestras brasileiras e trabalhou sob a regência de grandes nomes internacionais como Lorin Maazel e Gerard Schwarz. Em 2001 assumiu o cargo de harpista convidado da OSESP e de 2002 a 2010 foi harpista da Orquestra Experimental de Repertório, um dos corpos estáveis do Teatro Municipal de São Paulo

You have a great talent for the lever harp! In "Ticket to Ride" I was especially fond of the left hand approach to carrying the harmony with chord voicings. This is what I teach in my book "Clever Levers." Best wishes in your pursuits of the harp.RAY POOL, é graduado pelo Westminster Choir College, em Princeton, New Jersey. Reside em Nova York e estudou harpa com Lucile Lawrence e Dewey Owens. Veterano de mais de uma dúzia de músicas originais de orquestras na Broadway, em Nova York. Conhecido por sua atuação em Peacock Alley no Waldorf-Astoria e apresentador de harmonias para harpistas em todo os Estados Unidos, Ray Pool escreve livros e arranjos de músicas populares para a Harpa Céltica


Além de Arias e Danças tradicionais dos países que foram o berço da Cultura Celta (tais como: a Irlanda, a Escócia e a Grã-Bretanha), de músicas Renascentistas e Medievais, Nando Araujo apresenta músicas autorais e releituras de canções dos Beatles com arranjos para o seu quarteto, tais como: Eleanor Rigby, Norwegian Wood, All You Need Is Love, Tick To Ride, I Love Her, Across The Universe entre outras.

O espetáculo tem duração aproximada de uma hora e quinze minutos. Durante o show serão exibidas imagens (através de equipamento multimídia) da Cultura Celta e do Renascimento, além de imagens contemporâneas e outras específicas para as músicas autorais. É parte integrante do espetáculo os técnicos de som e luz do artista. Para a realização do show o contratante deverá fornecer telão (com as dimensões compatíveis para o local da apresentação) e Data-Show.

Vídeos Promocionais

SESC (2011)

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SESC Vila Mariana

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Teatro Minaz

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Eleanor Rigby

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Tango to Evora

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And I love her

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Anam Cara

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Música Inacabada

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