Workshop de Meditação: Xin Zhai Fa

– Método de Meditação da Purificação do Coração

 

ImagemA tradução literal de meditação, na língua Chinesa, é “sentar na quietude” ou “sentar no silêncio”. A meditação no silêncio é um método de transformação da mente e o efeito imediato de uma sessão é alcançar a tranquilidade interior, repor a energia, iluminar a mente e fortalecer o corpo. A meditação, segundo vários estudos científicos, promove, de fato, a recuperação física, energética e mental, livra do cansaço crônico e da ansiedade.

Ao contrário do que muitos pensam meditar não é apenas para iniciados em alguma prática espiritual, embora seja utilizada para atingir a Iluminação por algumas religiões, como o Budismo e o Taoismo, ela é também uma prática física e mental com fins terapêuticos.

O que significa o termo Purificação do Coração ou Purificação da Mente?

No mundo contemporâneo, principalmente pelo desenvolvimento tecnológico e pela revolução da informação, vivemos com excessos de pensamentos e sentimentos desequilibrados, tais como: os apegos, as raivas e irritações, as invejas e amarguras, os traumas, recalques, neuroses e complexos, todos os sentimentos negativos guardados e acumulados no “coração”. Durante a meditação, a energia aliada à consciência adquire o poder de penetrar na mente da pessoa, remover aos poucos seus excessos e deixar, no lugar, consciência e energia de níveis mais elevados. Esse é o processo contínuo de esvaziamento ou purificação. Mantendo-se perseverante no método, o processo alcançará os compartimentos mais íntimos do “coração” (na língua chinesa, o ideograma coração significa também mente ou consciência) do praticante e transformará sua alma egoísta em espírito iluminado, recuperando o equilíbrio de seus pensamentos e sentimentos, o que se reflete na paz interior que passa a acompanhar a pessoa onde quer que esteja.

Quem deve praticar meditação?

De acordo com o que vimos acima, a meditação é indicada para todas as idades. A meditação é uma atividade física, uma vez que devemos permanecer na postura, como um exercício de concentração (pensar no sopro). É também uma excelente atividade para o jovem contemporâneo, que passa a maior parte do seu dia numa relação quase exclusiva com o mundo exterior, em detrimento de uma vida voltada para a interioridade do Ser, para a contemplação, para o desenvolvimento da inteligência intrapessoal. Vivemos bombardeados de informações que saturam, mais das vezes, a nossa mente com ideias fragmentadas e projeções em relação ao futuro, desconectando-nos do presente, do aqui e agora. Para o adolescente há um peso ainda maior, pois além das transformações do seu corpo em fase de crescimento, nos últimos anos da escola emerge a insegurança em relação à escolha profissional, o estresse de estar prestes a concluir um ciclo da vida.

Conteúdo programático

No decorrer das aulas serão transmitidos alguns conceitos da filosofia chinesa que auxiliarão o processo de meditação, tais como: a teoria Yin/Yang; os Três Tesouros Jing, Qi e Shen; o Dao, breves comentários do Dao de Jing e do texto Zuò Wàng Lùn, escrito no século VII pelo mestre taoísta Si Ma Chéng Zhen.

  • Aprendizagem da técnica de meditação.
  • Posturas físicas.
  • Exercícios de alongamento preparatórios para a prática de meditação.
  • Exercícios de relaxamento muscular após a meditação.

Carga horária

Quatro encontros de 1h:30min.