Vivências Terapêuticas Chinesas: para a saúde do corpo e da mente

– Curso teórico e prático

O senso comum estabelece que um corpo forte é sinônimo de saúde. Esta concepção de saúde não é totalmente verdadeira, embora não esteja errada. Uma pessoa saudável, além de um corpo forte, necessita de saúde psíquica e emocional, mas principalmente, que a energia vital circule suavemente. No ocidente ainda não se dá a devida atenção sobre a necessidade de equilibrar e fortalecer a energia interna do corpo, que na filosofia chinesa denomina-se Qi (pronuncia-se tchii). Na verdade, muitos ignoram totalmente este conceito ou possuem uma concepção um tanto equivocada sobre o assunto. De acordo com a Medicina Tradicional Chinesa, a causa das doenças, que tanto buscamos combater, não se encontra tão somente em bactérias e vírus, mas em desequilíbrios emocionais ― as doenças têm sua origem em nossa mente. Exemplificando, a preocupação e o nervosismo podem causar um desequilíbrio energético no estomago e no baço, respectivamente. Estes estados, emocionais, bloqueiam o fluxo do Qi causando disfunções nesses órgãos. Assim, a energia interna está relacionada com a mente. Saúde, portanto, não é somente o fortalecimento de músculos e ossos, demanda um trabalho interno, como a qualidade dos pensamentos e das emoções. Não há dúvida que precisamos energizar o corpo por meio do fortalecimento muscular, mas necessitamos, igualmente, estimular a mente e manter o equilíbrio emocional aumentando a circulação do Qi.

Este curso desenvolve uma abordagem integrativa de três pilares da Medicina Tradicional Chinesa: O Tai Chi Chuan, o Chi Kung e a Meditação, sendo que a fundamentação teórica dessa proposta é fruto dos meus estudos em Filosofia Ocidental e Oriental e das recentes pesquisas em Educação Emocional de Juan Casassus. Esta abordagem integrativa das práticas chinesas e da teoria de Juan Casassus (Filósofo e Educador Ocidental) parte da minha experiência como Educador em Universidades e Escolas do Ensino Médio, assim como das palestras, cursos, workshops e treinamentos em Artes Corporais e Meditativas Chinesas.

Tai Chi Chuan

ImagemO Estilo Yang de Tai Chi Chuan é um dos cinco estilos ou escolas reconhecidos como tradicionais pela comunidade Internacional, é assim uma das joias das artes marciais chinesas. Porém, existem variações no estilo como também existem diversos estilos de Tai Chi Chuan não tradicionais. As características especiais do estilo Yang é um método muito eficiente para melhorar a saúde e curar doenças usando a força interna. É um estilo simples, elegante e de fácil aprendizagem, indicado para pessoas de todas as idades e condições de saúde. Os movimentos fluem continuamente numa velocidade constante, são movimentos suaves, circulares e equilibrados. É uma arte que conecta a mente com o corpo, direcionando a atenção do indivíduo para o interior em lugar do exterior. Produz equilíbrio, gera força, flexibilidade e energia. É uma meditação em movimento, unificando corpo, mente e espírito.  Alguns benefícios do Tai Chi:

  • Melhora a amplitude do movimento e estimula a nutrição da cartilagem articular.
  • Diminui a perda óssea relacionada à idade e a menopausa, prevenindo lesões causadas pela osteoporose.
  • Melhora o equilíbrio e o sentido de espaço/tempo.
  • Manutenção e/ou melhora da capacidade funcional do aparelho locomotor por meio de um aumento da força e da resistência muscular.

Chi Kung

ImagemA prática do Chi Kung foi durante muito tempo uma atividade secreta. Tanto as técnicas religiosas como as marciais eram ensinadas de mestre a discípulos cuidadosamente escolhidos. Após o ano de 1911 sua prática entrou em uma nova era em função do advento das comunicações e influências do Ocidente. Este conhecimento agora se difundiu com grandes resultados, pois a prática do Chi Kung, em função de sua eficiência extrema, vem ao encontro de uma necessidade proeminente do homem ocidental, a melhoria da saúde e principalmente a prevenção de enfermidades de todos os tipos.    Alguns benefícios do Chi Kung:

  • Aumenta o grau de relaxamento, ajudando na eliminação da tensão e do estresse.
  • Desenvolve a  concentração e a coordenação motora.
  • Melhora a qualidade do sono e ajuda a fortalecer o sistema imunológico.
  • Diminui o ritmo cardíaco, influenciando o tônus dos vasos sanguíneos, proporcionando um aumento da circulação periférica e uma regularização da pressão arterial.

Meditação Xin Zhai Fa

Método de Meditação da Purificação do Coração

Imagem A tradução literal de meditação, na língua Chinesa, é “sentar na quietude” ou “sentar no silêncio”. A meditação no silêncio é um método de transformação da mente e o efeito imediato de uma sessão é alcançar a tranquilidade interior, repor a energia, iluminar a mente e fortalecer o corpo. Segundo vários estudos científicos, a meditação auxilia na recuperação física, energética e mental, livra do cansaço crônico, da ansiedade e promove melhoras na aprendizagem, na memória, nas emoções e no combate ao estresse.

Carga horária: 16 horas (quatro módulos de 4 horas).