As harpas históricas – parte 2

Dando continuidade ao artigo publicado na edição anterior sobre as harpas históricas, abordaremos nesse artigo a “Dalway-Fitzgerald harp” e a “Lamont harp”.

A Dalway-Fitzgerald é uma elegante harpa construída em 1621. Foi utilizada como frontispício no livro de Edward Bunting’s, The Ancient Music of Ireland,  publicado em 1809. Esta harpa foi originalmente construída por Sir John Fitzgerald of Cloyne e o seu último proprietário foi Noah Dalway, daí o seu nome Dalway-Fitzgerald.

Imagem - Dalway Right Side Harmonic Curve

Dalway Right Side Harmonic Curve

Igualmente à Trinity College Harp do século 15 (que abordamos no artigo anterior), este belo instrumento foi danificado e restaurado muitas vezes. No livro The Irish and the Highland harps está descrito muitos detalhes, desenhos e fotografias dessa harpa, bem como a contribuição de Robert Bruce sobre a sua restauração na virada do século 20. Uma recente restauração foi completada em 1996 pelo Museu Nacional da Irlanda. O construtor de harpa Robert Evans trouxe material original e técnicas para criar uma exata cópia da harpa, agora denominada “Cloyne harp” para assim identificá-la com o seu lugar de origem.

Imagem - Cloyne Harp

Cloyne Harp

A Dalway ou “Cloyne harp” é notável pela sua maravilhosa ornamentação.  Cada centímetro dos fragmentos existentes é decorado em artísticos detalhes com imagens célticas. Animais fantasiosos, répteis e pequenas criaturas saindo da boca de uma cabeça de cão estão belamente esculpidos no instrumento. O trabalho decorativo dessa harpa histórica é similar ao fascinante livro de ornamentação celta, do século  8, Book of kells.

A “Lamont harp” é similar, porém maior do que as outras harpas. Com caixa acústica robusta é construída em uma só peça, este é um belo instrumento, embora não seja tão elegantemente esculpido e decorado como são outras harpas. (Tradução livre do livro “The Story of The Irish Harp”, da autora Nora Joan).

Imagem - Lamont Harp

Lamont Harp